Armazenamento correto de Consumíveis

Os consumíveis são essenciais para todo e qualquer processo de soldagem. Podem ser definidos como todos os materiais empregados na deposição ou proteção da solda. Exemplos de consumíveis são os eletrodos revestidos, as varetas, os arames sólidos e tubulares, os fluxos, os gases e os anéis consumíveis.

Consumíveis_VaretasQuase tão importantes quanto os materiais em questão, é a formas que estesdevem ser armazenados. Aqui no Brasil, os distribuidores e consumidores devem seguir às especificações delimitadas pela Norma Petrobras N133 e nós separamos algumas coisas para que vocês possam guardar seu material adequadamente, sem perder a validade ou sem danificar as peças.
Os eletrodos, varetas, fluxos e arames em sua embalagem original devem ser armazenados sobre estrados ou prateleiras, em estufas que atendam as seguintes condições:

– A temperatura deve ser no mínimo 10ºC acima da temperatura ambiente e igual ou superior a 20ºC.

– A umidade relativa do ar deve ser no máximo de 50%. Quando as latas são armazenadas na posição vertical devem preservar as pontas dos eletrodos. Estas pontas devem estar voltadas para cima, devendo seguir as instruções do fabricante.

eletrodo_consumíveisOs eletrodos e fluxos de baixo hidrogênio devem ser submetidos à secagem e às condições de manutenção de secagem em estufas apropriadas. Na estufa de secagem, os eletrodos devem ser dispostos em prateleiras, em camada não superior a 50mm e na estufa de secagem em camada igual ou inferior a 150mm. Nas estufas com bandejas para secagem ou manutenção de secagem, a camada de fluxo deve ser igual ou inferior a 50mm. A secagem e a manutenção de secagem devem obedecer aos parâmetros requeridos nas especificações ou nas recomendações do fabricante.

Os eletrodos revestidos de baixo hidrogênio, quando de sua utilização, devem ser mantidos em estufas portáteis, em temperatura entre 80ºC e 150ºC. As estufas devem ser calibradas. Os eletrodos revestidos de baixo hidrogênio que, fora da estufa de manutenção de secagem, não forem utilizados após uma jornada de trabalho devem ser identificados e retornar à estufa para serem ressecados. Permite-se apenas uma ressecagem.

Lembrando que a Soldor trabalha com estufas e fornos de diversos tamanhos, atendendo às mais variadas temperaturas. Para maiores informações consulte-nos! (vendas3@soldor.com.br).