Um jardim de quase 10 toneladas

Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0Email this to someone

Medindo aproximadamente três metros e meio de altura, com flores e folhas grandes penduradas e dois morangos de mais de 100kg feitos em puro aço, a escultura de Jukka Lehtinen foi encomendada pelo parlamento finlandês e colocada no jardim da construção para representar as plantações de morangos silvestres da região.
A obra de arte foi completamente soldada com equipamentos Kemppi e apesar de suas quase dez toneladas e sua forma maciça, a peça é muito delicada, além de belíssima. As flores foram soldadas de forma que fiquem voltadas para cima, como se precisassem receber luz solar para crescer. Lembrando a forma natural da árvore frutífera, que depende do sol para tomar suas posições.

A delicadeza das folhas é, no entanto, o resultado de design cuidadoso. Elas foram feitas de acordo com cálculos rigorosos e o corte das bordas foi feito com o máximo de precisão. Foi necessário a soldagem de ambos os lados para garantir que a peça tivesse sustentação e pudesse ser erguida por um suporte de 85 milímetros de diâmetro.

Morango de açoConhecimentos específicos de soldagem para execução do projeto

De acordo com Niemeläinen, gerente da fábrica que desenvolveu a peça, a quantidade de cordões de solda necessária para a conclusão do projeto era tão alta que há boas razões para chamá-la de “escultura de soldagem”. Escolheram a melhor marca de equipamentos para soldagem do mundo e como eram vários processos, houve necessidade da utilização de três equipamentos Kemppi diferentes e o conhecimento da equipe de engenheiros de soldagem.

Soldagem da folha“Este trabalho é todo feito em metal e para resolver certas questões de soldagem, foi necessário chamar um perito em soldas. Ele nos deu instruções e detalhes de como deveríamos pôr tudo em prática.” disse Niemeläinen.

Se fossemos colocar a quantidade de solda utilizada, teríamos mais de um quilômetro. A maior parte da soldagem foi realizada com máquinas MIG, mas teve solda TIG também. Os morangos enormes foram feitos por duas peças moldadas juntos.

O fato é que o enorme campo de morango ao lado do edifício do Parlamento, em um dos locais mais famosos na Finlândia, é uma impressionante obra de arte e representa muito bem as habilidades dos finlandeses cem metalurgia, soldagem e claro, arte.

Folhas
Jukka Lehtinen e um dos engenheiros Kemppi.
Flores de aço
Flores soldadas com equipamentos Kemppi.
Folhas de aço
Folhas já prontas, soldadas em ambos os lados
Vista outro ângulo Jardim de Aço
Na base da escultura é possível ver uma plantação de morangos silvestres