Soldagem Futura – O Que os Soldadores Pensam?

Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0Email this to someone

No mundo da soldagem, a inovação é guiada pelas necessidades das indústrias que utilizam sistemas de soldagem e dos soldadores individuais que trabalham com eles no dia a dia. Para desenhar uma imagem do futuro da soldagem, pedimos a dois soldadores que nos dessem suas percepções sobre o caminho a seguir.

Hanna Bechtel, metalúrgica em treinamento da Sälzer GmbH em Marburg, Alemanha, trabalha com subestruturas e estruturas de aço para portas, janelas e fachadas. Hanna prevê que a soldagem TIG será a técnica mais comum, mas outras continuarão a ser usadas também. No entanto, a robotização pode alterar o conteúdo do trabalho e substituir o toque humano em muitas situações.

“Toda técnica tem sua própria gama de aplicativos e vantagens, então eu não diria que nenhuma delas será completamente abandonada. Mas acho que, no futuro, haverá ferramentas para as quais você só precisa ajustar o material e a espessura, e a máquina faz todos os ajustes adicionais por conta própria. Eu não gostaria de ver robôs substituindo soldadores – um apaixonado como eu preferiria fazer o trabalho sozinho do que deixar uma máquina fazer isso por mim ”, diz Hanna.

O soldador Juho Nissinen, de Leppävirta, Finlândia, acredita que o conteúdo do trabalho dos soldadores do futuro pode incluir a programação de máquinas e o desenvolvimento de habilidades de TI. No entanto, o jovem profissional, acredita que a soldagem manual não será totalmente substituída.

“A soldagem por palitos pode ser menos popular no futuro, mas não será totalmente abandonada. Continuarão existindo situações em que a soldagem manual é a única maneira de fazer o trabalho ”.

A soldagem mecanizada melhora a velocidade e a qualidade

Juho vê a soldagem mecanizada como a maior tendência do futuro e espera ver um forte desenvolvimento na área.

“A soldagem mecanizada aumenta a velocidade e cria uma qualidade ainda mais uniforme. Já é possível registrar e duplicar os parâmetros de soldagem e manipular as máquinas de solda a arco que não estão tão longe dos computadores agora ”, afirma Juho. “Acho que veremos novas técnicas que produzem soldas sem respingos, permitindo um acabamento mais rápido.”

Hanna concorda que a digitalização e a soldagem mecanizada fazem sentido quando soldas absolutamente limpas são necessárias para produtos que estão sob extrema pressão, como tanques de gás. Ela prevê futuras necessidades de soldagem na construção de dutos, contêineres, pontes e plataformas de petróleo offshore em particular – todas as aplicações que exigem qualidade intransigente.

“Por robotização, a soldagem mudará em uma direção na qual as soldas são menos resistentes à pressão, vibração, tensão e agitação. As articulações provavelmente serão de camada única ”, diz ela.

 

A7-TIG-Orbital-System-300-709

 

É por isso que a KEMPPI sempre está inventado novas tecnologias e equipamentos cada vez melhores, para justamente melhorar o trabalho dos soldadores e fazer com que a sua produtividade aumente no decorrer do trabalho. A SOLDOR é a representante oficial no Brasil dessa marca que cada vez mais pensa em seus clientes e nas empresas :) .