Monitoramento online da qualidade da soldagem

Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0Email this to someone

A Soldor trouxe ao mercado brasileiro o Kemppi Arc System ArcQuality, um recurso para gerenciamento da qualidade da soldagem em processos MIG/MAG, TIG e Eletrodo Revestido. O sistema, que está em sua terceira edição, é composto por dispositivos de leitura ligados à máquina de solda, rede sem fio e um software baseado em relatórios na web. Por armazenar dados em nuvem, o Arc System pode ser acessado por dispositivos como tablets e smartphones.

ArcQ2

O software de gerenciamento do sistema, ArcQ, é capaz de enviar alertas de serviços para as máquinas de soldagem, revelar o tempo de arco aberto e fechado, registrar a qualidade da junta soldada, informar o operador sobre as necessidades de serviços preventivos como, por exemplo, nos casos em que manutenções anuais estejam próximas a detecção de possíveis problemas na alimentação do arame, além de lembra-lo de renovar suas qualificações de acordo com os parâmetros da EPS (Especificação  de Procedimento de Soldagem).

 

arc_validator_150_1
Cadastro do soldador, com todas as informações de soldagem em qualquer lugar do mundo.

O sistema permite que o usuário insira parâmetros como códigos de identificação pessoal do soldador e números de lote de arame de solda que são incluídos, de forma automática, no relatório final do processo de soldagem.

As informações são obtidas por meio de um leitor que envia os valores dos parâmetros de soldagem para o servidor de gerenciamento dos relatórios via wi-fi. Na prática, não há nenhuma limitação na capacidade de armazenamento, pois toda a informação é arquivada em um servidor.

 

Leitor de código de barras.

O equipamento também funciona como um leitor de código de barras e interface de uso para o soldador. No caso de o leitor inteligente não ter acesso à rede, ele terá a capacidade de memória suficiente para armazenar a informação, recolhida em sua própria memória e transferi-la automaticamente para a nuvem assim que o acesso à rede estiver disponível.

O sistema de monitoramento é compatível com outras marcas de máquinas de soldagem por meio de um adaptador universal da fabricante. A empresa realiza a instalação, implementação e aprovação do sistema, além de oferecer treinamento e assistência técnica.