Conheça os benefícios da tecnologia RGT

Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0Email this to someone

Na indústria o ângulo de chanfro da soldagem impacta diretamente na eficiência e no nível de produtividade. Sabemos que é muito difícil controlar o arco sem um equipamento especialmente desenvolvido para esta aplicação, então, pensando em resolver este tipo de problema a Kemppi revolucionou mais uma vez e trouxe para o mercado um equipamento que muda o conceito que temos de narrow gap.

Esta nova tecnologia, chamada de RGT (Reduced Gap Technology), desafia os princípios de design das juntas convencionais, pois permite soldar com confiabilidade e eficiência sem a necessidade de equipamentos específico ou acessórios para materiais com espessura de até 30mm. Além de proporcionar muitos benefícios que resultam em baixo investimento e eliminação dos custos de retrabalho, o que representa economia significativa com redução do tempo de soldagem e material de adição.

A solução RGT é um sistema de controle inteligente do arco. Um arco curto, estável e eficiente, minimiza o risco de penetração incompleta e falta de fusão, porque o arco sempre é focado justamente no ponto desejado do chanfro. O ângulo pode ser reduzido para 20 graus ao vez dos normais 45-60 graus. Quanto menor o ângulo do chanfro, menos passes de solda são necessários para completar a junta. Isso reduz o tempo de soldagem e o consumo de material de adição, tornando o material menos propenso a distorção. O método é perfeitamente aplicável para soldagem de topo ou para enchimento de junta, não importa a posição de soldagem.

Os equipamentos com a tecnologia RGT da Kemppi tem sido muito procurados por grandes estaleiros em toda a Europa. Podemos tomar como exemplo o Arctech Helsinki Shipyard Oy, que realiza soldagem mecanizada na construção de navios quebra-gelo. O trabalho de soldagem ganhou velocidade, porque o chanfro e o número de passes diminuíram. Isso reduziu a necessidade de material de adição e a mecanização também melhorou em qualidade.