Curiosidades sobre a Finlândia
Um país repleto de tecnologia, inovações e tranquilidade.
Que a Finlândia tem muito mais do que gelo, isso nós já sabemos. Mas que tal conhecer algumas curiosidades sobre esta incrível parte do planeta onde as pessoas vivem de maneira tranquila e desacelerada?!
Os costumes finlandeses são claramente europeus, contendo apenas algumas variações nacionais, e as mentalidades são bastante liberais. Existem poucas possibilidades de cometer erros sociais fundamentais ou desacertos na etiqueta que pudessem prejudicar, de forma imperdoável, as relações entre o visitante e os seus anfitriões.
Veja abaixo 20 curiosidades sobre este incrível pedaço do continente europeu:
♦ Existem 187 mil lagos e 180 mil ilhas no território da Finlândia. Somados aos cursos de água, os lagos ocupam mais de 10% da superfície do país.
♦ A Finlândia é o país menos densamente povoado da União Europeia, com 5,3 milhões de habitantes (dados de 2 011) – a maioria concentrada no sul.
♦ Helsinque não é só o principal porto, é a capital da Finlândia. Chamada de “cidade branca do norte”, devido aos seus edifícios de pedra claros, Helsinque concentra a maior parte da população finlandesa.
♦ Helsinque é a segunda capital mais ao norte do planeta, atrás apenas da islandesa Reikjavik. As línguas oficiais são o finlandês e o sueco. Por falar nisso…
♦ O finlandês não se parece nem um pouco com a maior parte das línguas europeias – diga-se, as línguas eslavas, germânicas e latinas? Pertencente ao grupo de línguas fino-úgricas (ou ugro-finês), o finlandês se assemelha mais ao estoniano e ao húngaro.
♦ O país já foi parte da Suécia e da Rússia. A independência da Rússia foi declarada em 1 917. Hoje, a Finlândia é um dos países-membros da União Europeia e da Zona do Euro.
♦ A Finlândia é um país com total liberdade de culto, mas a maior parte da população pertence a Igreja Evangélico-Luterana.
♦ No norte do país – nas proximidades do Círculo Polar Ártico -, o Sol não se põe durante 120 dias do ano.
♦ Os invernos são rigorosos e duram até sete meses no norte finlandês. As precipitações de neve são constantes.
♦ Os jovens finlandeses adoram rock, especialmente heavy metal (na verdade, um metal mais melódico, de influência clássica e lírica). As bandas de metal finlandesas mais conhecidas internacionalmente são Stratovarius, Sonata Arctica e Nightwish.
♦ A sauna é praticamente uma instituição finlandesa. Existem cerca de 3 milhões de saunas para uma população de pouco mais de 5 milhões de habitantes. O mais curioso é o campeonato mundial de sauna, realizado todos os anos na cidade de Heinola, perto de Helsinque. A competição é simples: ganha quem consegue ficar mais tempo numa sauna a temperaturas que podem chegar a 110º C.
♦ Peixes e batatas são largamente consumidos pelos finlandeses. Fritos, grelhados ou defumados, os peixes mais comuns são o salmão, o arenque e a lampreia. As salsichas também são comuns nas mesas da Finlândia. A carne de boi ou porco também não fica atrás na preferências dos finlandeses.
♦ Não existe sinal de TV gratuito. Assim sendo, os finlandeses são obrigados a pagar uma taxa anual (algo em torno de 200 euros) para poder assistir televisão.
♦ O primeiro torpedo de celular da história foi enviado em 1 993 na Finlândia.
♦ A Lapônia, terra de Papai Noel (chamado de Pai Natal em Portugal) fica no norte da Finlândia. Quer saber o endereço do Bom Velhinho? Anote aí:
SANTA CLAUS’ Main Post Office
Santa Village
Finland
FIN-96930 NAPAPIIRI
—
Fonte: http://www.maiscuriosidade.com.br/25-dados-curiosos-e-fatos-sobre-a-finlandia/
Your poinstg lays bare the truth
legal. pretendo morar la em Lapônia
Olá Mayra, tudo bem?

Como vão os planos de morar na Lapônia?
Já tem uma data ou ainda é só uma ideia?
Te damos o maior apoio…principalmente se você reservar um tempinho para conhecer a incrível fábrica de equipamentos para soldagem Kemppi.
Temos certeza de que valerá muito a pena e que você ficará encantada com tanta tecnologia e perfeição que eles usam para montar as melhores máquinas de solda do mundo.
You know I love your blog!!!
Muito bom
Que bom que gostou André!
Fico facinada com esse novo mundo.ena taxa é pouco, quero muito conhecer de perto
Olá Madalena!
Nós também ficamos apaixonados por cada detalhe daquele lugar. Tem tanta coisa por lá, tanta inovação, tanta educação…as coisas são bem diferentes do que vemos por aqui. Principalmente no nosso mercado de soldagem. Quem diria que um dia teríamos máquinas tão pequeninas para soldar com tanta qualidade. Os finlandeses tem o hábito de desenvolver tecnologia e aprimorar tudo a cada novo dia. Um espetáculo!
Muito Bom, estou me organizando para conhecer, tenho uma amiga Filandesa.
Olá Gleice!
Tenho certeza de que você vai gostar bastante.
Se quiser podemos te dar algumas dicas. Aliás, caso seja de seu interesse, podemos verificar junto ao pessoal da KEMPPI (uma empresa 100% Finlandesa) a possibilidade de você visitar as instalações em Lahti e conhecer um pouquinho sobre as tecnologias desenvolvidas por eles. Qualquer coisa, entre em contato com o nosso departamento de marketing. < < marketing@soldor.com.br >> Será um prazer lhe ajudar.
oi gente
gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉
Do pouco que vi e ouvi falar do país eu já amei mesmo sem conhecer pessoalmente, gostaria muito de viver lá se podesse é um país maravilhoso..❤
Realmente é um país maravilhoso!!! Vale a pena conhecer