Curiosidades sobre a Finlândia

Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0Email this to someone

Um país repleto de tecnologia, inovações e tranquilidade.

Que a Finlândia tem muito mais do que gelo, isso nós já sabemos. Mas que tal conhecer algumas curiosidades sobre esta incrível parte do planeta onde as pessoas vivem de maneira tranquila e desacelerada?!

Os costumes finlandeses são claramente europeus, contendo apenas algumas variações nacionais, e as mentalidades são bastante liberais. Existem poucas possibilidades de cometer erros sociais fundamentais ou desacertos na etiqueta que pudessem prejudicar, de forma imperdoável, as relações entre o visitante e os seus anfitriões.

Veja abaixo 20 curiosidades sobre este incrível pedaço do continente europeu:

♦ Existem 187 mil lagos e 180 mil ilhas no território da Finlândia. Somados aos cursos de água, os lagos ocupam mais de 10% da superfície do país.

♦ A Finlândia é o país menos densamente povoado da União Europeia, com 5,3 milhões de habitantes (dados de 2 011) – a maioria concentrada no sul.

♦ Helsinque não é só o principal porto, é a capital da Finlândia. Chamada de “cidade branca do norte”, devido aos seus edifícios de pedra claros, Helsinque concentra a maior parte da população finlandesa.

♦ Helsinque é a segunda capital mais ao norte do planeta, atrás apenas da islandesa Reikjavik. As línguas oficiais são o finlandês e o sueco. Por falar nisso…

♦ O finlandês não se parece nem um pouco com a maior parte das línguas europeias – diga-se, as línguas eslavas, germânicas e latinas? Pertencente ao grupo de línguas fino-úgricas (ou ugro-finês), o finlandês se assemelha mais ao estoniano e ao húngaro.

♦ O país já foi parte da Suécia e da Rússia. A independência da Rússia foi declarada em 1 917. Hoje, a Finlândia é um dos países-membros da União Europeia e da Zona do Euro.

♦ A Finlândia é um país com total liberdade de culto, mas a maior parte da população pertence a Igreja Evangélico-Luterana.

♦ No norte do país – nas proximidades do Círculo Polar Ártico -, o Sol não se põe durante 120 dias do ano.

♦ Os invernos são rigorosos e duram até sete meses no norte finlandês. As precipitações de neve são constantes.

♦ Os jovens finlandeses adoram rock, especialmente heavy metal (na verdade, um metal mais melódico, de influência clássica e lírica). As bandas de metal finlandesas mais conhecidas internacionalmente são Stratovarius, Sonata Arctica e Nightwish.

♦ A sauna é praticamente uma instituição finlandesa. Existem cerca de 3 milhões de saunas para uma população de pouco mais de 5 milhões de habitantes. O mais curioso é o campeonato mundial de sauna, realizado todos os anos na cidade de Heinola, perto de Helsinque. A competição é simples: ganha quem consegue ficar mais tempo numa sauna a temperaturas que podem chegar a 110º C.

♦ Peixes e batatas são largamente consumidos pelos finlandeses. Fritos, grelhados ou defumados, os peixes mais comuns são o salmão, o arenque e a lampreia. As salsichas também são comuns nas mesas da Finlândia. A carne de boi ou porco também não fica atrás na preferências dos finlandeses.

♦ Não existe sinal de TV gratuito. Assim sendo, os finlandeses são obrigados a pagar uma taxa anual (algo em torno de 200 euros) para poder assistir televisão.

♦ O primeiro torpedo de celular da história foi enviado em 1 993 na Finlândia.

♦ A Lapônia, terra de Papai Noel (chamado de Pai Natal em Portugal) fica no norte da Finlândia. Quer saber o endereço do Bom Velhinho? Anote aí:

SANTA CLAUS’ Main Post Office

Santa Village

Finland

FIN-96930 NAPAPIIRI

Fonte: http://www.maiscuriosidade.com.br/25-dados-curiosos-e-fatos-sobre-a-finlandia/